inflação na construção civil de maio O que é Inflação?

Você aprendeu anteriormente no post sobre a taxa Selic o que é e como ela influencia sua empresa. Ficou claro que existe uma influência da inflação na taxa Selic e, como prometido, hoje iremos conversar sobre inflação.

Existem diversas linhas de estudos acadêmicos sobre a inflação, mas iremos focar mais na utilização comum do termo e na forma como ela influencia sua empresa.

A partir do momento em que há muito dinheiro no mercado, automaticamente ele é desvalorizado. Por isso é necessário entregar muito mais dinheiro para a aquisição de um determinado produto, o que chamamos de “aumento de preço”. Esse é um dos principais causadores da inflação.

O aumento de preço acontece porque, quando sua empresa adquire um produto para revender aos consumidores, é necessário que ela consiga dinheiro para comprar outro produto novamente, além de conseguir uma porcentagem de lucro sobre esta venda. Nesse momento você, empresário, percebe a necessidade de elevar seu preço, para que seja possível completar o ciclo compra – venda – lucro.

 

Quando criançeconomia brasileira 300x225 O que é Inflação?a, uma das perguntas frequentes é: “Por que os bancos não ‘fabricam’ mais dinheiro e distribuem para todo mundo? Porque assim, as pessoas ficarão felizes.” Entretanto, isso não acontece porque, caso o Banco Central agisse dessa forma, a moeda Real perderia totalmente seu valor, o que geraria a inflação também.

Outra forma de provocar a inflação é quando a renda da população cresce de forma tão rápida que a capacidade produtiva do país não consegue suportar o consumo, e temos muito mais pessoas querendo comprar um produto do que produtos para atender estes. Neste caso, a lei da oferta e da procura faz com que os preços dos produtos aumentem e o dinheiro perca seu valor.

O oposto da inflação é a deflação. Na deflação a população está normalmente em um processo de baixo consumo e está optando por guardar o dinheiro. Isso causa um efeito contrário a inflação: o dinheiro se valoriza e os produtos encalhados nas prateleiras vão perdendo seu valor. Consequentemente, isso obriga o governo a aplicar medidas para estimular o consumo e inibir o investimento em poupança.

 

inflação 300x225 O que é Inflação?

O ponto de equilíbrio entre Inflação e Deflação nunca é zero. É necessário que exista sempre um baixo nível de inflação e que ela seja mantida sob controle pelos órgãos responsáveis pela política econômica do país.

É importante ressaltar que, independente de termos um cenário de Inflação ou Deflação na economia brasileira, é importante que a sua empresa tenha um bom controle financeiro. Então não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Granatum para trazer mais segurança para o seu Fluxo de Caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>