Início Controle financeiro da empresa

Dicas de gestão financeira da Equipe Granatum

O que é DRE?

Entenda por que a Demonstração de Resultados do Exercício é o espelho da sua empresa.

Por:

Em

O que é DRE?

É receita, despesa, custo, pagamento, número para cá, número para lá… Entre os diversos registros que uma empresa deve ter, um se destaca: é a Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE. Ela foi instituída através da lei 6.404 de 1976 e tem como principal objetivo apresentar de forma resumida todas as operações que foram realizadas durante o último ano da sua empresa.

São listadas na DRE as operações do cotidiano, como: tudo que a empresa ganha, o que a empresa ganha após pagamento de impostos, os gastos gerais, o que sobrou como lucro, se houve prejuízo decorrente da atividade da empresa e possíveis doações e divisões de lucros. Ou seja, tudo aquilo que possa ter movimentado o caixa da empresa.

De forma simples, a DRE é como um check-up que os médicos nos pedem todo ano: ela é um exame que mostra um resumo geral sobre a saúde financeira da empresa. Esse documento é fundamental, pois serve como uma das principais bases de análise para:

  • Grandes investidores que possam ter interesse em comprar/aplicar uma quantia significativa de recursos;
  • Bancos que costumam financiar/emprestar altos valores para a expansão;
  • O governo e seus órgãos fiscalizadores;
  • Os administradores que precisam apresentar os relatórios.

Por tudo isso, ter um documento bem redigido e seguindo todos os padrões determinados pelo “Modelo da Demonstração do Resultado de Exercício” é fundamental para que a empresa esteja preparada para qualquer situação, como as citadas acima. Você encontra o modelo de formatação da DRE clicando aqui e aqui.

A DRE coloca lado a lado as receitas, despesas e resultados. Além de servir como um documento que comprova a eficiência da empresa para outras pessoas, serve, também, como uma confiável fonte de consulta para a tomada de decisões futuras. Entendendo a DRE é possível enxergar a situação vivida pela empresa dentro do seu segmento de atuação.

Não passe essa bola adiante…

Um erro comum de muitos empreendedores é entregar essa tarefa para o contador e não assumir o controle da DRE. Claro que você precisa de uma assessoria contábil sempre presente e prestativa, pronta a apresentar os dados, a contribuir para a organização e crescimento da empresa. Ninguém melhor do que um bom profissional da contabilidade para ser seu braço direito nessa hora.

O que é DRE?

Mas assuma para você essa tarefa de nutrir e analisar a DRE. Ela será como o espelho, para uma boa análise sobre a eficiência da linha administrativa da empresa e da sua própria gestão.

Você já tem esse controle? Conhece mais sobre DRE e gostaria de compartilhar o conhecimento com a gente? O espaço de comentários está aberto, esperando por você!

Download do Jogo da DRE 

3 comentários

Deixe seu comentário